sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Perguntas sem resposta


Quando crianças, cada nova descoberta era um mundo fascinante que acabávamos de conhecer. Era uma época onde nossa única preocupação era brincar, sonhar e ser feliz. A partir destas brincadeiras, com nossos irmãos, amigos, primos e vizinhos, desbravávamos um novo mundo todos os dias. Um mundo mágico, que nos enchia de esperança.

Quem não sonhou em ser astronauta, professor, bombeiro, policial ou médico? Com a nossa inocência de outros tempos e a nossa pureza, as coisas eram tão mais simples. Lembro bem de quando tinha uns oito ou nove anos de idade e queria ser exatamente o que sou hoje: jornalista.

Me tornei o homem que sou hoje, a partir do sonho daquele menino, que passava as tardes jogando futebol de botão, narrando partidas e fazendo entrevistas imaginárias com os jogadores. Naquela época, eu não tinha a real noção da importância e responsabilidade da profissão que eu estava escolhendo. Formar opinião é uma função extremamente delicada, se não se tiver consciência de que meras palavras influenciam a vida das pessoas. Para o bem e para o mal, infelizmente.

Ao longo do caminho, nossos valores e pensamentos mudaram. Nada de anormal, já que viramos adultos com responsabilidades. De certa forma, chega a ser um pouco irônico o fato de que ainda somos pessoas com muitas perguntas sem resposta, exatamente como era quando éramos ainda pequenos sonhadores. O dia a dia estressante de trabalho, as contas acumulando para pagar e as relações entres os casais são assuntos de adulto, como diziam nossos avós. E sabemos que esses "problemas" transformam as pessoas. Exatamente porque complicamos demais as relações humanas com o passar dos anos.

Não seria mais fácil resgatar alguns dos valores que se perderam pelo caminho? Ou quem sabe fazer uma profunda reflexão de quem realmente somos e para onde queremos ir? As respostas de todas as perguntas que ainda não foram respondidas por nossa "vida adulta" estão em cada um de nós. Se ficar difícil, peça ajuda para aquela criança que ainda existe dentro do teu coração.

Sou grato por aquele menino ainda fazer parte de quem eu sou. Por ele ainda acreditar, neste mundo onde existe tanta maldade e injustiça, de que as coisas podem e vão ser melhores. A vida pode ser mais leve, exatamente como era quando éramos crianças. Basta a gente querer, acreditar e nunca deixar de sonhar.

Um comentário: