quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Vamos curar o futuro



Quanto tempo ainda nos resta de vida? Para alguns, dez, vinte, quarenta ou cinquenta anos. E depois disso? Quando partirmos dessa grande jornada que chamamos de vida, o problema não é mais nosso, correto? Pois é. Este pequeno e insignificante planeta azul chamado Terra é o nosso lar. O país, a cidade, o bairro e a moradia em que vivemos deveria ser o nosso tão precioso porto seguro.

Infelizmente, com o passar dos anos, a ganância envenenou o ser humano, fazendo com que ele se tornasse a pior espécie de todas que vivem neste lindo e ainda habitável planetinha azul. Cuidamos apenas do que é nosso e o resto é problema dos outros. Essa é mais uma verdade que pode chocar a todos vocês. O quão egoístas e mesquinhos nos tornamos. Sim meus amigos, vamos aceitar o fato de que pensamos apenas em nós mesmos. A gente esquece que os nossos filhos ainda estarão aqui. E os filhos de nossos filhos também. Essa é a chamada perpetuação da espécie (será que vale a pena?). E adivinhe? Eles são nossos familiares, mesmo que a gente não esteja mais aqui.

O ser humano é como uma nuvem de gafanhotos famintos. Nesse caso, nossa "plantação" é a sede por dinheiro e poder, não importa a que custo. Imagino que a riqueza e os recursos do planeta são bem divididos, não é mesmo? Não existem pessoas sem atendimento médico, passando fome, sem moradia. Vivemos num mundo perfeito para deixarmos exatamente como está para os nossos descendentes.

Sabem o que uma criança de cinco ou seis anos faz quando atinge a idade adulta? Ela imita. Tal qual fizemos no passado, quando aprendemos tudo o que sabemos hoje de nossos pais, tios, avós, primos, amigos, etc., elas vão repetir exatamente o que aprenderam em algum momento da vida delas. É ai que entram as figuras mais importantes que temos nos dias de hoje: os pais.

Dê um bom exemplo e é possível que seus filhos o sigam a vida toda. Alguns podem não dar ouvidos, outros podem seguir estes conselhos que adquirimos com a maturidade. A escolha é só deles. Livre arbítrio, lembra? Mas dê um mau exemplo. De quem é a culpa nesse caso? Dele, por fazer errado? Claro que não. Única e exclusivamente de quem ensinou errado, ou seja, dos pais.

E são exatamente os nossos filhos vão cuidar do futuro de todas a gerações que ainda estão por vir. Eles serão os governantes, médicos, advogados, professores, jornalistas, cientistas, e diversas outras profissões que vão levar adiante o futuro da raça humana.

E vamos simplesmente jogar toda esta responsabilidade nas costas deles? É justo, nos omitirmos agora, em nossos mundinhos egoístas? Ou vamos guiar essa turma toda que pode ser uma grande geração de seres humanos? A escolha é de cada um. O exemplo começa em casa, nunca esqueçam disso. Vamos agir para que os valores sejam perpetuados e não continuar a tornar a nossa sociedade cada vez mais doente.

4 comentários:

  1. Duuu, quanto talento!!! Nossa, arrepiei! Tu escreve muitooooooooo!!!! Escreve mais!!! Lembrei agora de um sonho antigo teu que ouvi na época que era tua estagiária: escrever um livro! Escreve, escreve e escreve... e compartilha com o mundo o que há dentro deste coração gigantesco e cheio de sabedoria! Parabéns pelo brilhantismo das palavras! Muito show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beta. O carinho de pessoas como tu, me fazem ir adiante. Quem sabe, com meus textos, posso tentar junto com todos, fazer um mundo melhor para o futuro. Bj.

      Excluir
  2. Perfeito, Eduardo. Tenho uma filha pequena e tenho certeza que a responsabilidade pelo que ela venha a ser e pelo mundo que ela vai encontrar começa comigo e que a quantidade e qualidade de valores que eu conseguir transmitir para ela, fará com que ela seja uma pessoa que zele, lute, contribua por um mundo melhor quando for seu momento.
    Minha primeira leitura no teu blog e já fico com excelente impressão.
    Parabéns pelo espaço e pela iniciativa e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cly. A ideia é exatamente essa. Contribuir para um mundo melhor. Grande abraço.

      Excluir