segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Marionetes do sistema



Independentemente de quem é o protesto, contra quem ou a favor de quem, é importante termos em mente e ser conscientes de que, infelizmente, somos marionetes da mídia e dos políticos. Lembro bem de quando trabalhei em veículos de comunicação e assessorei políticos no executivo e legislativo. Sei bem como funciona, nos dois lados: mídia e bastidores da política.

Certa vez, um político que eu assessorava resumiu, em uma frase, como funciona o sistema brasileiro de fazer política. "Política é um filme de um personagem só, e não é o mocinho". Aquelas palavras me fizeram ver com clareza, há quase dez anos atrás, o que sei muito bem hoje. E a cada dia, fica mais claro, para a maioria da população brasileira.

Para político, somos apenas um voto, não sonhos ou pedidos de melhoria nas diversas áreas que necessitam de cuidados urgentes no Brasil. Claro que para toda a regra, temos uma exceção. Ainda devem existir bons políticos. Espero ao menos que existam. Apesar de achar que esta boa minoria se perde no meio do caminho, levando uma "graninha extra" de vez em quando.

A marcha, protesto, seja qual for a manifestação, é contra a corrupção. Não contra partido A, B ou C. É a favor do Brasil. A favor deste povo que luta, que trabalha, que paga impostos. De gente que acorda às cinco horas da manhã e trabalha até às dez da noite, querendo apenas ter um prato de comida na mesa. Para chegar em casa e ter onde dormir. E tantos outros brasileiros, que tem sonhos, que lutam contra o desemprego, contra a desigualdade social.

Respeito, mas acho de uma ingenuidade alarmante sair às ruas sendo "coxinha" ou "petralha". Quem defende uma ideologia, uma maneira de melhorar o país, este tem meu respeito. Do contrário, é apenas o que eu sei há décadas: mais uma marionete do sistema.

Claro que no meio do caminho, conheci e trabalhei com muita gente honesta. Gente que pensa no bem do país, no sonho de uma dona de casa, que pode ver seus filhos tendo estudo e dignidade. Independente do partido, nós brasileiros que amamos nosso país, devemos fiscalizar e cobrar quem está sendo desonesto, todos os dias, em todos os lugares. Como vamos cobrar um país melhor, se nós mesmos não somos honestos?

Um comentário:

  1. Excelente reflexão Dr. Eduardo. Vou mais longe ainda e digo que até mesmo os políticos são marionetes. O poder sempre esteve nas mãos de quem possui dinheiro, ouro, "la plata". Dinheiro esse que serve pra financiar campanhas e eleger as marionetes de interesse. A disputa "coxinha-petralha", de certa forma, é até mesmo divertida pra quem está atrás do cortina, pois ela cria uma névoa que dificulta a visualização da verdade.
    Um abraço.

    ResponderExcluir