quinta-feira, 20 de agosto de 2015

É preciso coragem



Desde janeiro deste ano, estou procurando emprego. Assim como uma grande parcela da população brasileira. Nunca em minha vida fiquei tanto tempo sem trabalho. Por vezes, pensei em desistir de tudo. Mais de uma vez, fiquei realmente triste e desanimado com o futuro que se desenhava. As dificuldades existem. Os obstáculos também. É preciso criatividade para driblar a crise. E coragem. Muita coragem.

Os números não mentem. Desde janeiro, o desemprego no Brasil só cresce. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (20), a taxa de desemprego chegou a 7,5% em julho, na sétima alta mensal consecutiva. Em junho, o índice ficou em 6,9%. Em Porto Alegre, o índice subiu de 4,3% para 5,9%. Motivo de desespero? Para uns sim. Para outros, não.

A falta de perspectiva nos tira muitas coisas. Nos tira o sono, a dignidade, afeta a autoestima. A ansiedade aumenta e não vemos saída. Os dias passam e não conseguimos reagir. Só quem já viveu esse drama sabe do que estou falando. As contas acumulam e as dívidas com empréstimos só aumentam. Em meio a esse turbilhão, a família precisa ser sustentada. Aqui se instala o desespero.

De qualquer forma, o estímulo para continuar em frente vem de muitos lugares. Da família, dos amigos, de alguns contatos profissionais. Os desgastes mental a físico são implacáveis com quem se encontra nesta situação. Não é fácil.

A crise, porém, não pode durar para sempre. E para sair dela é necessário agir. Apontar culpados não vai adiantar. Já antecipo isso. Vamos evitar mais desgaste. Concentrar as forças em focar no que realmente importa neste momento: sobreviver.  Afinal, todos nós somos sobreviventes. Se temos forças para sobreviver, por que não lutar um pouco mais e vencer mais esta pequena etapa de nossas vidas?

Nesse momento de crise, não importa o que será feito. Importa é fazer alguma coisa. Falar com as pessoas, ser visto. Eu sei de uma coisa. Eu não vou desistir. E vocês, o que vão fazer a respeito?

Deixo esta citação, atribuída a Charles Darwin, e mais um vídeo para reflexão.


“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” - Charles Darwin

INQUEBRÁVEL



2 comentários:

  1. Texto inspirador para quem esta passando por esta fase! Compartilhar esses sentimentos auxilia a continuar em frente e superar os obstáculos do dia-a-dia.

    ResponderExcluir