quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A hora de acordar é agora



Opinião é que nem bunda. Todo mundo tem uma. Algumas são mais bonitas que outras, mais atraentes e nos identificamos mais. Exatamente como este texto que estou escrevendo neste exato momento. Se você não gostou da introdução, provavelmente não vai ler o que vem a seguir.

Mas se você chegou até aqui, possivelmente não vá se arrepender do que leu. Ou pode se irritar, perder o interesse ou ser persistente e ir até o fim e, quem sabe, ter uma bela surpresa. Pois bem, o jornalismo, o mundo, as pessoas e as formas de interação e comunicação entre elas mudaram. E muito. Está na hora de acordar para esta dura realidade que já estamos vivenciando.

Hoje, a informação está em todos os lugares. Nos meios tradicionais, tais quais jornais, revistas, televisão, rádio e também nos alternativos, como blogs, sites, redes sociais, etc. O que você vai consumir, e muitas vezes acreditar, é única e exclusivamente problema seu. Pois é. Porque eu digo acreditar? É amiguinhos, a imprensa mente. Não só mente como mascara, distorce, manipula e faz o possível e o impossível para manter aquilo que a faz continuar "viva". Se você pensou em dinheiro, você está absolutamente certo.

As empresas de comunicação do Brasil, grandes produtores de conteúdo, são regidas pelos mesmos caras que enganam o povo e todo ser vivo que habita nosso país há décadas. Nossos empresários e políticos. Isso mesmo. Estes caras, que pagam grandes somas em dinheiro para ter veiculado um anúncio de suas empresas, mantendo sua reputação intacta.

É muito difícil externar uma opinião. Alguns concordam, outros não. Principalmente, quando trata-se de encarar o fato de que somos todos otários. Eu, você, seu vizinho, sua esposa e, futuramente, seus filhos. Você que acorda de manhã, paga seus impostos, vive sua vidinha achando que está fazendo um bem para a humanidade, infelizmente, está enganado.

Sabe por quê? Estes caras que nos enganam, podem até sair do poder, ser presos por corrupção, ou se aposentar recebendo uma polpuda mesada, mamando nos cofres públicos durante toda a eternidade. Aqui, me permito uma pausa para rir ainda mais, do quanto somos todos otários. Eles nunca serão punidos. Somente nós, com aumento de impostos, parcelamento de salários, jornadas de trabalho absurdas e sabe-se lá mais o que. Se opinião é que nem bunda, eles vão meter ainda mais nas nossas. Acredite. Eles não tem limites. Não é fazendo panelaço, que vamos resolver este problema.

O problema é consumir mentiras. É acreditar em tudo que é compartilhado em redes sociais. Alguns de vocês não sabem. Mas para ser "jornalista" hoje no Brasil não é necessário diploma. E acreditem, jornalista com diploma não se cala. Jornalista sem diploma, é manipulado pelos interesses do veículo onde trabalha. OK. Alguns com diploma também e alguns sem diploma são ótimos comunicadores, não jornalistas.

As demissões em massa de jornalistas, visam única e exclusivamente cegar a sociedade sobre o que está acontecendo bem debaixo do nosso nariz. Claro que existem profissionais sérios, competentes. Como tudo na vida, não podemos generalizar.

Não existe uma fórmula mágica para mudar este quadro a curto prazo. A ação para acabar com a corrupção vem de cada um de nós. Começando pelo exemplo. Não podemos cobrar, sem dar exemplo. Pensem em seus filhos, que inevitavelmente serão os herdeiros do futuro. E este futuro, tem que começar agora. O famoso "jeitinho brasileiro" é o grande problema. Queremos e vamos levar vantagem em tudo. O sinal está amarelo. Só acelerei um pouco, não tem problema. Vou furar a fila, pois não me viram. Não tem problema. Aceitei o troco errado. Não tem problema. Pois é. Aqui meus amigos, o problema somos nós e os exemplos que passamos aos próximos líderes deste enorme país que se chama Brasil. É este futuro que queremos? A mudança começa em nós mesmos.

Outra preciosa dica, é pensar bem no que você realmente acredita. Qual formador de opinião ou qual veículo de comunicação está sendo imparcial, respeitando os princípios da democracia? Pois bem, é nestes que temos que nos espelhar. Se não tiver nenhum, é uma outra história. De qualquer modo, não preciso trabalhar (ser escravo) em algum veículo de comunicação de massa para que esta informação chegasse até vocês, não é mesmo?

Também é muito importante que a gente se dê conta para o seguinte. Vejam bem, a parte mais importante deste texto. Panela não é urna de votação. É nesta urna que faremos uma escolha pelo menos sensata para o futuro. Não tem um bom candidato? Anula o voto. Vota em branco. Pois não importa quais serão as letras do partido político que vai governar. Importa é acordar. E pra ontem.

Abaixo, deixo o juramento que eu fiz em janeiro de 2007, na minha formatura na Unisinos, em São Leopoldo. Deem uma lida. Acredito que dá uma bela reflexão sobre em quem se pode realmente confiar. Esta é a minha opinião. Qual é a sua?
  
JURAMENTO JORNALISMO
Juro exercer a função de jornalista, assumindo o compromisso com a verdade e a informação.
Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.
Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade, visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Assim eu Juro.

31 comentários:

  1. jovem jornalista ,formado e apaixonado pelo jornalismo e com muita vontade de vencer e conquistar seu lugar,esta à procura de uma oportunidade para mostrar seu talento

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Duda, continue sempre com seu senso crítico apurado... grande abraço Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Edu, ótimo texto para nos fazer refletir. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sou um ogro estudando anatomia, mas mesmo assim vim aqui ler teu texto. Odeio a forma como a imprensa foi e é vendida diariamente.. as vezes parece que nada do que consumimos é real...mas ainda existe vida né, há de existir esperança então. Beijos Dudaaa

    ResponderExcluir
  5. Duda... Lendo o teu texto fiquei muito contente em saber que não sou o único que pensa na sociedade como um todo e não apenas em como vou me beneficiar usando do famoso "jeitinho brasileiro" outro dia falava sobre isso riram de mim! Mas ainda acredito que podemos mudar dando bons exemplos!

    ResponderExcluir
  6. Bom texto, não me arrependi de ler ate o fim kkkkkk
    Gustavo Sabino

    ResponderExcluir
  7. Muito legal Eduardo! Texto leve e objetivo, gostoso de ler!

    ResponderExcluir
  8. É muito bom saber que ainda há profissionais como o Eduardo Vitelo no jornalismo, que expressa o que pensa de verdade, com críticas e análises muito bem ponderadas. Coragem de poucos. Admiro teu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Eduardo, em tempos de crise moral e ética soas qual um pioneiro, um desbravador da verdade e de novos caminhos. Parabéns! Continua na luta, mantém teu ideal sempre aceso, precisamos de pessoas assim que vivam de fatos e bons exemplos. Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom texto Eduardo, concordo contigo e não me arrependi de ler até o fim. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Poxa Edu, é bom saber que alguns jornalistas ainda têm consciência e honestidade... alguns por aí têm tanto crédito quanto nossos políticos. Continue ácido! ;) Muito bom! Abraço

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto Duda, nosso planeta está na emergência! É pra ontem essa mudança através de exemplos, da consciencização, de boas ações, de não fazer para o outro o que não gostaria que fizessem para você, de não ser corrompido por esse sistema obsoleto e podre, de tratar o nosso planeta como se fosse nossa própria casa - e é!
    Se nos faltam recursos para uma vida melhor, vamos começar por onde temos mais acesso (a nossa consciência), remanejando nosso intuito, num senso colaborativo e coletivo, e não apenas concentrados no nosso umbigo.
    Muita saudade de conversar com você, lendo teu texto, me transportei para a sua frente, como se estivéssemos batendo esse papo. Beijo grande, até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo uma palavra, quis dizer: conscientização rsrss

      Excluir
  13. Grande Eduardo!!! Gostaria de te parabenizar pelo blog e pelo excelente texto. Realmente cabe a cada um de nós nos posicionarmos e se possível opinarmos, como você fizeste, para que busquemos escolhas sensatas nesta época tão nebulosa em que vivemos. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo Blog!Gostei mesmo!! Muito bom e gostei do início e li tudo hehehe! Serei leitora daqui!beijo

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo Blog!Gostei mesmo!! Muito bom e gostei do início e li tudo hehehe! Serei leitora daqui!beijo

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo Blog!Gostei mesmo!! Muito bom e gostei do início e li tudo hehehe! Serei leitora daqui!beijo

    ResponderExcluir
  17. Ótimo o teu texto, Eduardo!
    Sucesso! Beijo

    ResponderExcluir